top of page

O ciclo de vida das abelhas

Num enxame de abelhas, no início da Primavera existem vários milhares e no início do Verão já algumas dezenas de milhares.

No dia a dia de uma colmeia, a abelha rainha vai depositando ovos em cada alvéolo.

A partir de ovos fertilizados nascem abelhas do sexo feminino, enquanto que dos restantes nascem os zangões.

- Após 3 dias da deposição de um ovo, as larvas emergem, atingindo dentro de 6-7 dias o desenvolvimento completo, depois de crescerem rapidamente cerca de quatro vezes em tamanho.

- Para a proteção das larvas nos alvéolos, estes são selados pelas operárias com uma tampa de cera.

- Primeiro as larvas passam a pupas e em seguida libertam-se as novas abelhas.

- Quando a abelha sai do alvéolo, ela continua a alimentar-se, mas já começa a trabalhar para limpar o alvéolo.

- Após 11 dias, as glândulas de cera das abelhas começam a produzir lascas, de que são construídos pentes.

- Aos 16 a 20 dias de vida das abelhas, iniciam-se a partir do néctar nos processos de fabrico de mel.

- Depois de 20 dias a abelha faz o seu primeiro vôo a partir do seu alvéolo, para lembrar a localização da colmeia, e vai cada vez aumentando mais a distância. Quando assimilam a técnica de vôo, as abelhas começam a voar para o campo em busca de pólen e néctar, a fonte do seu mel.

O ciclo anual das abelhas

Primavera - Crescimento da família

Quando as flores começam a florir nos campos, as abelhas operárias iniciam intensamente a coleta do néctar e do pólen. As operárias entram e saem do ninho em busca de alimentos, carregando um volume maior que o seu peso corporal, visitando mais de 500 flores durante o dia. Se o tempo for favorável, as operárias trabalham continuamente em busca de alimentos. Por outro lado, a rainha continua a depositar os ovos das futuras operárias para aumentar a família.

 

Início do Verão - A rainha deixa o ninho

Nesta época em que o ninho fica bastante agitado com o crescimentos das abelhas operárias que nasceram durante a Primavera e que se tornam adultas, a rainha começa a postura dos ovos dos zangões e, em seguida, dos ovos das futuras rainhas. Assim que cumprir a missão de deixar as herdeiras, a velha rainha deixa o ninho, levando consigo a metade das operárias. Posteriormente, a rainha que empossou no trono sai para acasalar, depois volta ao ninho e entra em postura, tarefa importante e eterna da rainha.

 

Outono - Quando os zangões são expulsos do ninho

Época em que os primeiros ventos frios sopram e começa a diminuir a floração fornecedora de néctar. Com a chuva prolongada, as operárias não conseguem sair do ninho. Mesmo assim, elas conseguem coletar néctar, pólen e resinas que transformam em própolis e são armazenados no ninho, preparando-os para o Inverno onde os alimentos ficam escassos. As abelhas operárias começam a expulsar os machos, o que faz a rainha diminuir a produção de ovos.

 

Inverno - A hibernação

Quando chega o Inverno, as abelhas ficam recolhidas no ninho, mas isso não quer dizer que estejam a hibernar. Elas juntam-se em torno da rainha, formando uma bola. Nesse momento, as operárias batem as asas, produzindo calor para aquecer o corpo. Por isso, mesmo no Inverno, a temperatura do interior do ninho mantém-se nos 33ºC. No Inverno, os alimentos que foram armazenados durante o ano são consumidos na manutenção da família.

 

Início da Primavera - Início da movimentação no ninho

Ainda com clima frio, nos dias quentes, as operárias saem do ninho em busca do alimento nas primeiras flores. Estas abelhas operárias nasceram e passaram todo o período de Inverno dentro do ninho e, pela primeira vez, podem fazer vôo de experiência fora do ninho. Quando as operárias começam a trazer alimentos, o ninho começa a ficar agitado e a temperatura interna aumenta. Assim, a rainha inicia a postura de ovos, sinal que indica a chegada da Primavera, época quente, quando as abelhas começam a revoada em busca de alimentos.

bottom of page